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E-mail marketing funciona para e-commerce? Entenda!

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Uma dúvida comum que muitos empreendedores têm é se e-mail marketing funciona para e-commerce. Afinal, essa é uma estratégia muito comentada, mas que muitas pessoas não acreditam que traz resultados.

Os números ajudam a entender o apelo sobre o uso do e-mail marketing. De acordo com uma pesquisa internacional, são enviados cerca de 2 bilhões de e-mails todos os dias pelo mundo todo.

No meio de tanta coisa e tanto volume, será que o e-mail marketing funciona para e-commerce? Veremos a seguir!

E-mail marketing funciona para e-commerce?

Podemos dividir a resposta para essa pergunta em dois estágios: o simples e o complexo. A resposta simples é que sim, o e-mail marketing funciona para e-commerce. Qualquer empresa de marketing digital poderá atestar isso.

A resposta complexa, no entanto, é mais longa. Por isso, acomode-se confortavelmente para absorvê-la por completo.

O primeiro passo para entender a eficácia do e-mail marketing para um e-commerce é compreender como o e-mail marketing funciona. Em seguida, é necessário aprender como usá-lo da melhor forma possível.

Veja mais sobre isso a seguir!

Como um e-mail marketing funciona?

Originalmente, o e-mail marketing era um processo criado para abrir um canal de comunicação direto entre empresa e consumidor. No jargão do marketing, o consumidor se tornava um “lead” assim que ele fornecia o seu email para a empresa.

Atualmente, o e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa usada no mercado B2B. Praticamente todas as empresas que atuam nesse setor fazem marketing de conteúdo com conversão para o e-mail marketing. Isso acontece porque o mercado B2B é riquíssimo para a produção de conteúdo especializado para os clientes. Assim, o e-mail marketing é extremamente útil para algo chamado de nutrição de leads.

A nutrição de leads é um processo que consiste em enviar conteúdos específicos de acordo com as necessidades e comportamentos do lead, de modo a educá-lo em relação ao produto/serviço da empresa e facilitar o processo de vendas depois.

No entanto, tudo isso é direcionado para o mercado B2B. O setor de e-commerce (que faturará R$100 bilhões em 2020) não tem o mesmo contexto que o segmento B2B.

Por isso, é importante entender qual a lógica do e-mail marketing dentro de uma loja virtual. Veja a seguir!

E-mail Marketing

 

O e-mail marketing como ferramenta de fidelização de clientes

Uma loja virtual não costuma receber o email de um consumidor a não ser que ele já seja um cliente. Afinal, ninguém se cadastra em um e-commerce a não ser que seja para o primeiro pedido.

Portanto, a maior parte do uso do e-mail marketing para e-commerce é na fidelização e repetição de um cliente. Ou seja: em fazer com que ele compre novamente.

Por isso, as estratégias pensadas são todas diferentes daquelas do marketing digital tradicional. Até o objetivo é outro, pois se trabalha com alguém que já foi cliente e pode vir a comprar novamente.

Dessa maneira, as táticas de marketing são bem diferente e os resultados são únicos, sem comparação com outras estratégias, como os anúncios nas redes sociais ou no Google.

Por isso, sim, o e-mail marketing funciona para e-commerce. O importante, entretanto, é saber como usá-lo para ter os melhores resultados possíveis. Veja algumas dicas abaixo!

Capture dados dos seus consumidores

Uma das melhores maneiras de usar o e-mail marketing na sua loja virtual é capturar dados dos seus consumidores enquanto eles navegam pelo seu site, interagem com as suas redes sociais e mais.

Isso é útil pois informará quais os produtos que eles precisam ou querem, como utilizá-los da melhor forma e que tipo de empecilhos são observados na hora de fechar uma compra.

Com base nisso, você poderá agir de forma estratégica no e-mail marketing, garantindo uma nova venda. Por exemplo, pense nas grandes empresas de e-commerce. Elas sempre enviam um email para o cliente que viu um produto, mas não comprou. Essa mensagem chega alguns dias depois, com alguns dizeres como “Não esqueça de mim!”.

Divulgue promoções pelo e-mail marketing

Se você tem o e-mail de um cliente, é sinal de que ele já comprou com você. Portanto, ele já confiou na sua loja e possivelmente teve uma experiência positiva (remova quem tem experiências negativas da sua lista de e-mail marketing!).

Assim, é um cliente que possivelmente se interessará pelas suas novas promoções, especialmente relacionadas ao produto que ele comprou inicialmente.

Sendo assim, classifique sua lista de e-mail com base nos produtos comprados e envie mensagens com as promoções para aqueles segmentos dentro da sua loja. Assim, você conseguirá tornar as promoções mais vantajosas e melhorar as vendas. Pratique isso durante suas ações de Black Friday.

Faça upsell e cross-sell pelo e-mail marketing

Por fim, use o e-mail marketing para fazer ações de upsell ou cross-sell para os seus clientes. Por exemplo, suponha que você tenha uma loja digital que vende impressoras, tintas, papéis e mais.

Se o cliente comprou uma impressora, que tal enviar um e-mail depois com uma oferta de tinta ou papéis? Isso é cross-sell e pode ser muito útil para o seu negócio.

E aí, aprendeu como e-mail marketing funciona para e-commerce? Agora é só colocar as dicas em ação e vender muito mais!

 

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Elvis Gomes

Consultor em E-commerce. CEO da Painel10 Consultoria E-commerce. Especialista em e-commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado digital atuando com consultoria, SEO e SEM, Usabilidade, estratégia em Marketing para Pequenas, Médias e Grandes empresas

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