O Consultor Elvis Gomes realizou uma entrevista para a revista Afiliados Brasil, veja abaixo todo o conteúdo da revista.
1- Como você avalia o mercado do e-commerce no Brasil hoje?
Expansão total, e-commerce é o mercado que mais cresce não somente no Brasil mas em outros países, crescimento em receita, crescimento em novas lojas virtuais e crescimento de profissionais.
Com uma possível crise no governo os varejistas offline estão apreensivos, e encontram no online uma oportunidade de abrir novos canais de vendas, em 6 meses tivemos um aumento de 60% da consultoria de e-commerce para abertura de e-commerce aqui em nossa agência.
2- O que o comércio eletrônico brasileiro trouxe de vantagens para compradores e consumidores?
O comércio eletrônico trouxe principalmente a vantagem de comprar um produto sem sair de casa, para o nosso dia a dia corrido com inúmeras tarefas, não perdemos mais tempo em filas, ou transito e em estacionamento de shopping.
Mesmo que o consumidor opte por ir até a loja verificar o produto, poderá efetuar a sua compra online, assim ele poderá escolher quando quer receber o produto, se prefere ir buscar na loja, se vai pagar á vista no boleto, ou parcelado no cartão, receber avisos sobre acessórios para um determinado produto, enfim total facilidade e praticidade para o consumidor.
3- Redes sociais e mobiles fizeram com que o e-commerce se reinventasse novamente. Como você vê o desempenho do comércio nestas plataformas?
Hoje a maioria dos varejistas online tiveram que mudar suas plataformas de e-commerce pra mobile. O consumidor assiste tv, utiliza meio de transporte e todo o tempo no qual estiver ocioso, ele está com seu smartphone ou tablet não mão. Navegando em mídias sociais e nos sites, se a loja virtual não tiver adaptada para este formato, ou não realizar campanhas tagueadas que aparecem na time line do usuário, com certeza ele estará perdendo uma grande parte de tráfego e possíveis compradores de seus produtos.
4- Novas estratégias de marketing também contribuíram para o crescimento do e-commerce. B2B, B2C e marketplace são conceitos aplicados na prática neste segmento. Qual a importância destes tipos de comércio eletrônicos e de que forma eles influenciam nos resultados de decisão de compra?
Primeiro vamos diferenciar
B2C – O Lojista cria uma loja virtual e vende para o seu consumidor final.
B2B – O Fabricante ou Indústria cria uma loja virtual para para os representantes venderem ou realiza vendas para seus distribuidores e lojistas.
Market Place – Um canal para que o lojista e fabricante possam vender seus produtos sem custo com marketing, somente pagando uma porcentagem de vendas.
Hoje é muito viável o lojista optar pelo marketplace, existe um alto custo em ações de marketing, e grande briga por posicionamento patrocinado dos buscadores. Isso faz com que essa opção à primeira vista seja mais fácil e que gere rapidamente mais vendas.
5- A logística também é outra questão muito questionado no e-commerce. O que pode ser feito para se ter eficiência no processo de entrega?
O Lojista antes de tudo deve separar o seu estoque, no caso loja física que também vende online. Segundo verificar sua estrutura pois existem muitas lojas virtuais que utilizam o estoque do fornecedor, se o fornecedor atrasar na entrega consequentemente os prazos do lojista também irão ultrapassar o que foi estipulado na loja.
6- Quais dicas você daria para quem deseja abrir uma loja virtual? Quais são os primeiros passos? Quais são as tendências e oportunidades para empreendedores que desejam vender pela internet?
Sempre quando alguém me procura com esta pergunta sou taxativo na resposta.
” Procure antes de tudo fazer o planejamento do seu negócio”, não adianta sair logo contratando plataformas sem antes saber realmente o que quer. Sempre procure uma consultoria, para identificar às oportunidades do seu negócio, identificar os fornecedores certos, assim como sua logística, seu produto.
Abaixo relaciono os passos que praticamos aqui na Painel10 e no qual dá muito certo para nossos clientes:
1 Etapa Consultoria
- Identificando oportunidades
- Métricas
- Análise de mercado
- Análise de concorrentes
- Fornecedores
- Produto e Logística
2 Etapa Plataforma
- Desenvolvimento
- Integrações
- Testes
- Go Live
3 Etapa Marketing
- Planejamento
- Ações
- Execução
Esta lista é apenas para iniciar sua operação e não é da noite para o dia, demanda tempo, reuniões, e decisões.
Uma grande oportunidade é o varejista trabalhar com nicho específico de um segmento, é muito mais fácil de vender e os custos de marketing também caem, pois não entram em uma briga de posicionamento em buscadores ou comparadores de preço.
7- Em vista deste novo cenário, como você imagina que será o mercado e-commerce daqui alguns anos? As empresas precisarão se reposicionar?
Imagino que seja um grande potencial da economia brasileira, se posicionando entre os principais países do mundo no comércio eletrônico.
Claro que para isso tanto às empresas varejistas quanto as empresas prestadores de serviço precisam se posicionar e se qualificar para que possa ajudar o Brasil à ser um dos principais mercados do e-commerce.
8- Pra você, quais são as melhores estratégias essenciais a serem aplicadas para se ter ganhos através do comércio eletrônico?
Pensando fora da caixa, uma estratégia que acho bacana, que no final gera receita financeira é a geração de Leads, ou seja, você dá para o usuário algo do qual ele precise e para isso ele necessita colocar seu e-mail e informações, para que o varejista utilize em uma ação de e-mail marketing.
9- De que forma pode-se aplicar o marketing de afiliação no comércio eletrônico? Quais os resultados e/ou desempenho obtido nesta dobradinha?
Você pode abrir espaço em sua loja virtual para “vendedores virtuais”, onde seu próprio cliente pode criar um site, uma página no facebook e vender seus produtos ganhando assim uma comissão por vendas, o resultado é muito bom pois auxilia na divulgação da sua marca, e você traz um conceito de oportunidades para sua loja.