Como contratar um consultor de e-commerce

Como contratar um consultor de e-commerce

Neste artigo breve eu vou rever os fatores mais importantes a considerar de como contratar consultor de e-commerce. É claro que sou consultor, mas também estive do outro lado na minha jornada no comércio eletrônico.

Leia 10 motivos para contratar um Consultor de E-commerce.

O que é um consultor de e-commerce?

Um Consultor de E-commerce é um profissional especializado em encontrar oportunidades de crescimento e eficiência em um negócio de comércio eletrônico. Normalmente, essa pessoa ocupou uma posição significativa em uma agência digital de sucesso ou teve um sucesso notável diretamente em sua própria loja de comércio eletrônico.

Há também aqueles que tiveram pouco ou nenhum sucesso ou experiência, e se disfarçam de consultores, então tome muito cuidado na seleção do seu consultor de e-commerce.

1. Identifique primeiro qual é a sua dor para poder contratar um consultor de e-commerce

Reserve um tempo para definir algumas coisas que precisam funcionar nos seus negócios, se isso não for óbvio. Encontrei clientes que queriam apenas aumentar as vendas. Tudo bem, mas é um grande escopo. Se você pode restringir o foco do consultor, terá mais sorte em qualificar a pessoa ou agência certa para a tarefa.

Determine com o que você precisa de ajuda e realmente se pergunte: 

Por que você precisa de ajuda externa?

Será realmente útil atrair alguém com mais experiência em e-commerce que já fez isso antes?

Se você tem uma ideia geral do que precisa funcionar, estará em uma posição muito melhor para contratar um consultor. E sim, a questão pode ser por que minha loja diminuiu suas vendas e parou de crescer.

Por fim, você está preparado para seguir alguns conselhos de um profissional? 

Pergunte a si mesmo se você está realmente pronto para permitir que uma consultoria de e-commerce dar-lhe orientação sobre como fazer negócios e ajudar sua empresa crescer. 

Meus compromissos mais bem-sucedidos e mais gratificantes foram com empresários que tomaram uma decisão consciente de seguir minha liderança e confiar em minha experiência.

2. Diferentes tipos de consultores em E-commerce

Ao contratar um consultor de e-commerce, tente encontrar uma correspondência para o tamanho da sua empresa. O consultor tem experiência com pequenas e médias empresas ou trabalha estritamente com empresas de nível empresarial? Eles tiveram experiência na categoria de produto ou no público-alvo que você está segmentando? Existem também consultores especializados em B2C ou B2B. Esta é uma encruzilhada crítica, portanto, procure um consultor que corresponda ao seu modelo de negócios.

Não negligencie o fato de que você provavelmente estará trabalhando com essa pessoa por meses. Verifique se há uma personalidade adequada antes de contratar.

3. Na melhor das hipóteses, você obtém aquilo que deseja pagar

Ao contratar um consultor, esteja avisado de que sempre sai barato caro. Qualquer consultor decente cobra muito por seus serviços e por boas razões. Eu trabalhei com clientes que tinha uma receita anula de 100k e conseguimos aumentar suas vendas para R$15 milhões!

Histórias de sucesso como essa não acontecem sempre, mas você tem uma chance muito maior de contratar um consultor sólido e experiente, com boa reputação e preço que corresponda às suas capacidades. No final das contas, é da sua conta, não deles, e esse é o único dinheiro que eles receberão por seus esforços quando terminar.

4. Níveis de engajamento / expectativas

Que tipo e nível de comunicação e engajamento você procura? Os consultores variam de acordo com o estilo de envolvimento, mas há alguns padrões que eu já vi.

As duas grandes diferenças que vejo são o consultor do tipo Mão na Massa x Analista. Esses são serviços e estilos bem diferentes, mas têm um objetivo em comum – aumentar o valor para o cliente.

Os consultores do tipo analista analisam relatórios e análises como recomendações loucas e presentes. O consultor de estilo de Mão na Massa apresentará recomendações de uma combinação de dados e práticas recomendadas, criará itens de ação e responsabilizará você e todos os demais no projeto para concluí-los. Essas são maneiras muito diferentes de trabalhar.

Geralmente, haverá uma reunião semanal ou mensal, conforme o caso, para revisar os dados e discutir recomendações. Isso pode ser mês a mês ou com base em contatos de longo prazo.

Normalmente, você deseja procurar um plano baseado em contato de longo prazo com um consultor. É assustador contratar alguém a longo prazo que você mal conhece, mas percebe que leva tempo para fazer melhorias em seus negócios. Além disso, um envolvimento de longo prazo ajuda a prestar contas de ambos os lados e aumenta a sinergia em minha experiência.

5. Verifique as referências

Sim, verifique cuidadosamente as referências e a experiência anterior! Quer se trate de empregos anteriores ou de clientes atendidos, você precisa saber o que essa pessoa realizou.

Confira o que as outras pessoas estão dizendo sobre essa pessoa e se elas têm a experiência necessária para ajudá-lo a atingir seus objetivos. Verifique o LinkedIn e veja se você tem colegas em comum com os quais pode entrar em contato. Confira outros clientes com quem eles trabalharam e se eles publicaram artigos. Confira todos os podcasts ou entrevistas que eles fizeram. Você está confiando nessa pessoa e em seu pessoal com seus negócios, assim como sua lição de casa.

Resumo

Decidir obter ajuda para expandir seus negócios pode ser uma jogada poderosa. Você pode evitar muitos erros caros, obtendo ajuda do consultor certo que esteve lá.

Tenha cuidado para contratar alguém que já esteve onde quer ir e verifique as referências. Contratar um consultor barato é como contratar um cirurgião cardíaco barato – essa é uma proposta perdida. Lembre-se de que você está confiando neles com o futuro do seu negócio.

  • Defina suas necessidades e pontos problemáticos, com o que você deseja obter ajuda;
  • Certifique-se de que o consultor ou agência que você escolher seja uma boa opção para você, seus negócios e necessidades;
  • Entenda que obter aconselhamento profissional e ajuda de alguém que ganhou muito dinheiro no setor não é barato;
  • Verifique as referências;
Picture of Elvis Gomes

Elvis Gomes

Consultor em E-commerce. CEO da Painel10 Consultoria E-commerce. Especialista em e-commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado digital atuando com consultoria, SEO e SEM, Usabilidade, estratégia em Marketing para Pequenas, Médias e Grandes empresas

O que achou da matéria? Faça sua avaliação

Nome
E-mail
Avaliação
Comente sua avaliação

Escolha a Painel10 para uma consultoria!

Abrir bate-papo
Olá, Posso te ajudar?
Painel10 Consultoria de E-commerce
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?