Suas páginas de produtos que vendem são a força vital do seu negócio online. Para que seus clientes fiquem empolgados com seus produtos, é absolutamente essencial trazer informações bem detalhadas, principalmente para quem está começando uma operação de comércio eletrônico.
Aprenda sobre como tornar suas páginas de produtos 10x melhores que seus concorrentes para se destacar e transformar novos visitantes em fãs entusiasmados!
Tire fotos de produtos claras e brilhantes
Muitas vezes é você não encontra fotos dos produtos com seus fornecedores, e quando encontra geralmente com baixa resolução, isso é muito ruim pois o cliente quer ver a imagem ampliada, para ver os detalhes do produto. Tire uma foto do seu produto em um fundo neutro e sólido, não economize em uma boa iluminação. Caso você esteja começando e não tem tanto recurso, pode muito bem utilizar uma iluminação o Ring Light Led com tripé, muito utilizado para fotos e gravação de tutorial de maquiagem.
Você pode ser tentado a ser criativo com suas fotos de produtos, optando por um fundo decorativo, definindo um tom com iluminação ambiente ou tirando fotos de um ângulo dramático. Embora essas táticas possam atrair conteúdo de estilo de vida para mídias sociais, é melhor manter as fotos em suas páginas de produtos claras e simples. Não esqueça de adicionar texto alternativo descritivo e relevante a cada imagem!
Dica:
Vejam que não tem desculpa para tirar fotos dos produtos, como exemplo abaixo, eu realizei uma seção de fotos para um cliente de artigos de presentes. Um espaço pequeno, um Ring Light Led e um celular.
Definir as regras para envio
Você oferece frete grátis? Entrega para todo o Brasil? Quão rápido você pode entregar pedidos? Quais métodos de envio seus clientes podem escolher? Antecipe estas perguntas e responda-as nas páginas do seu produto.
Descrever bem as formas de envio de seus produtos antes de uma comprar pode poupar muita dor de cabeça e confusão sobre devoluções mais tarde.
Habilitar comentários de clientes
Os compradores confiam no que os outros clientes têm a dizer sobre o produto, especialmente se estiverem visitando seu site pela primeira vez. Certifique-se de ativar e personalizar seu e-mail de solicitação de revisão para que seus clientes recentes saibam deixar um feedback logo após o recebimento do pedido.
Conte uma história usando as palavras de seus clientes
Mesmo que isso não seja óbvio a princípio, cada produto tem uma história – e é seu trabalho dizer isso. Você pode pensar que as histórias não têm lugar nas descrições dos produtos, mas isso não poderia estar mais longe da verdade. A história do seu produto pode não ter um começo, meio e fim imediatamente aparente como um conto popular, mas deve se mover no tempo e demonstrar mudanças.
Você não precisa se formar em escrita criativa para contar histórias sobre seus produtos. Na verdade, é melhor que você faça as descrições dos seus produtos o mais natural possível. Abra um bloco de notas e faça uma lista de todos os problemas que seu produto resolve ou altera.
Seu produto afasta seu cliente da dor, ou o move em direção ao prazer?
Responder a essa pergunta honestamente guiará sua redação. A história de uma peça de reposição para o banheiro quebrado no andar de baixo é muito diferente da de um vestido novo para o casamento de sua irmã! Para aquela peça de banheiro de substituição, você pode falar sobre “colocar seu banheiro de volta em ordem antes que os sogros venham nos visitar.” O apelo prático de ter seu banheiro funcionando adequadamente é diferente do que a imagem emocional de parecer e se sentir bem. nova roupa.
Trazer roupas para a vida, descrevendo como se sente ao usá-lo. Por exemplo, “viva a sensação de dançar uma noite de verão toda vez que você colocar este vestido de tango vermelho brilhante”.
Leia as descrições dos seus produtos em voz alta depois de terminar de escrevê-las. Se você não consegue pensar na última vez que ouviu alguém falar usando as palavras e o tom de voz que usou em sua escrita, é hora de revisar.
Escolha palavras-chave relevantes para cada produto
Pense de novo na escola primária por um momento para seu professor explicando substantivos, verbos e adjetivos. Você provavelmente teve que demonstrar seu domínio de todas essas partes da fala, escrevendo histórias sobre personagens realistas usando descritores vívidos e verbos ativos. Mesmo que você provavelmente não tenha usado essas habilidades de contar histórias desde então, elas serão úteis para suas páginas de produtos.
Comece descrevendo seu produto em uma palavra. Em seguida, faça uma lista de 3 ou 4 sinônimos para essa palavra. Anote todos os adjetivos que descrevem. Se você está preso, finja que está comprando em uma megastore e tendo que descrevê-lo para o associado de vendas para que ela possa ajudá-lo a encontrar a coisa exata que está procurando. Crie várias combinações de todas essas palavras e você terá uma lista de palavras-chave relevantes sem precisar usar uma única ferramenta de pesquisa de palavras-chave. Leia nosso artigo 9 perguntas e respostas sobre SEO no e-commerce.
Antecipar perguntas e respondê-las com conteúdo
Brainstorm uma lista de perguntas que seu público-alvo terá. Imagine que você está explicando os melhores recursos sobre cada produto para alguém que está pensando em comprá-lo pela primeira vez.
- Quem é o produto para?
- Qual problema isso resolve?
- Isso afasta o cliente da dor ou do prazer?
- Como este produto é diferente de produtos similares que você carrega?
- O que torna essa marca diferente de outras no mercado?
- Que benefício ou recompensa a sua empresa oferece que a concorrência não oferece?
Otimize seus botões de chamada para ação
Para a maioria das que a Painel10 gerencia, o botão de call to action será o link que os compradores clicam para comprar o produto. “Comprar” “Finalizar Compra”.
E se você tiver um produto de alta qualidade que necessite da assistência de um vendedor para comprar? Nesse caso, seu call to action pode ser um dos seguintes Botões:
“Solicite um orçamento”
“Contate-nos”
“Saber mais”
Em vez de direcionar o comprador para um carrinho de compras, você pode direcioná-lo para um formulário de pedido, para que seja solicitado mais informações.
Não importa o que o seu botão de call to action diga, certifique-se de que ele se destaca do outro conteúdo da página. Para o próprio botão, escolha uma cor que aparece e corresponde à sua marca. Mas certifique-se de que a cor e a fonte são fáceis de ler no botão. Fontes sem serifa ou em bloco são as mais fáceis de ler. A escolha de fontes cursivas, de script ou manuscritas para uma frase de chamariz pode confundir seus clientes.
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