O Dia das Mães de 2019 promete aumento significativo nas vendas online, pois segundo relatório emitido pelo Google, a data sazonal em 2018 teve um desempenho expressivo, quando comparada aos 5 anos anteriores.
O Google é reconhecido como o motor de busca mais utilizado no mundo, tal hegemonia permite que a empresa tenha em mãos informações preciosas sobre o comportamento dos usuários, afinal, a cada dia mais pessoas estão conectadas à internet e consequentemente, fornecendo dados voluntariamente.
A análise desses dados, pode auxiliar na elaboração de estratégias de marketing e no aumento significativo de vendas em e-commerces e negócios locais.
Acompanhe os insights gerados pelo relatório e prepare sua loja virtual para a data!
O maior volume de buscas dos últimos 5 anos
Em parceira com a Serasa e com a análise de dados internos, o Google identificou a variação do volume de buscas para cada data comemorativa, onde o termo “Dia das Mães” se destacou, alcançando um volume de 10 milhões de buscas apenas no ano de 2018.
Para ficar mais nítido o quando o Dia das Mães está se destacando das demais datas comemorativas, confira abaixo a evolução dos números referentes aos últimos 5 anos:
- Dia das Mães: +34%
- Dia dos Namorados: +24%
- Dia dos Pais: +19%
- Natal e Black Friday: +9%
- Dia das Crianças: 0%
Estes números mostram que o consumidor brasileiro está cada vez mais dando atenção ao Dia das Mães do que a outras datas sazonais, como por exemplo o Dia das Crianças, que se manteve estável – sem aumento na variação do volume de buscas -.
O consumidor brasileiro pretende gastar mais
Outra boa notícia para quem tem loja virtual, loja física ou vende pelos marketplaces é que o consumidor brasileiro está se preparando para gastar mais dinheiro em compras referente ao Dia das Mães.
Segundo o Google Survey, em uma pesquisa realizada em fevereiro deste ano, os entrevistados ao serem abordados com a seguinte pergunta: “Você pretende comprar presente de Dia das Mães em 2019?”, responderam:
- 58% – sim;
- 29% – ainda não sei;
- 14% – não.
Indo mais além, os entrevistados também disseram que pretendem gastar mais do que foi gasto no ano anterior. Abaixo, você pode conferir as respostas para a pergunta “Quanto pretende gastar?”, veja:
- 23% até R$50;
- 29% entre R$51 e R$100;
- 18% entre R$101 e R$200;
- 8% entre R$201 e R$500;
- 6% entre R$500 e R$999;
- 6% acima de R$1000.
Totalizando um gasto médio de R$286.
Oportunidade para aquisição de novos clientes
Como estamos observando, as datas sazonais geram um volume maior de buscas e tráfego para e-commerces. Além disso, a pesquisa Google Survey trouxe mais uma informação relevante, tanto para o varejo online, como para o varejo físico, confira a pergunta e o resultado:
Pergunta: “Pensando nas suas compras de presentes para o Dia das Mães deste ano, o quanto você estaria disposto(a) a comprar em uma loja/site que nunca comprou antes?”
Resultado: cerca de 6 em cada 10 pessoas estariam dispostas a comprar em um novo varejista no Dia das Mães este ano.
Essa informação mostra que quem se preparar primeiro e criar uma boa estratégia de vendas terá a oportunidade de vender mais e aumentar a base clientes.
Dicas de produtos para vender no Dia das Mães
O comportamento, a rotina, o consumo e os desejos das mães estão mudando, embora ainda se tenha preconceitos e estigmas instaurados na sociedade, o Dia das Mães não deve ser considerado como o “Dia da Casa”, isto é, as mães querem receber presentes que sejam para seu próprio uso, não se limitando a eletrodomésticos e ou utensílios para as tarefas diárias de uma casa, por exemplo.
Isso se torna mais visível quando olhamos para o top 10 produtos mais vendidos no Dia das Mães de 2018:
- Celular e Smartphone;
- Perfume;
- Tv;
- Livros;
- Fogão;
- Máquina de Lavar Roupas;
- Geladeira / Refrigerador;
- Notebook;
- Tênis;
- Cafeteira.
Entretanto, a perspectiva para 2019 revela quais produtos estarão em alta, levando em consideração o desejo das mães entrevistas e a intenção de compra dos filhos, veja:
Do lado das mães
Pergunta: “Quais presentes você gostaria de ganhar no próximo Dia das Mães?”.
Principais respostas:
- Roupas, sapatos e acessórios (33%);
- Celulares / Smartphones (22%);
- Perfumes e cosméticos (16%);
- Chocolates e flores (14%);
- Joias / bijuterias (13%);
- Eletroportáteis / Eletrodomésticos (12%).
Do lado dos filhos
Pergunta: “O que você pretende comprar de presente de Dia das Mães esse ano?”.
Principais respostas:
- Roupas, sapatos e acessórios (48%);
- Perfumes e cosméticos (30%);
- Chocolates e flores (19%);
- Joias / Bijuterias (17%);
- Eletroportáteis / Eletrodomésticos (15%);
- Celulares / Smartphones (11%).
Entenda o fluxo de procura pelos produtos
As buscas começam a aquecer 1 mês antes, ganham maior tração 3 semanas antes e têm seu pico na semana que antecede a data comemorativa. Veja o gráfico:
Fonte: Google Dados Internos (2016-2018)
Conclusão
Todas estas informações foram disponibilizadas pelo Google e você pode conferir o material aqui.