Embora o e-commerce brasileiro tenha registrado aumento de 12,59% no primeiro semestre de 2022, em comparação ao mesmo período do ano passado. O levantamento, que inclui bens de consumo e entretenimento, foi realizado pelo MCC-ENET, parceria entre o Compre & Confie e a Câmara Brasileira de Economia Digital, também é verdade que este movimento empresarial também tem entre 80 e 90% de insucesso. E talvez um dos fatores críticos do sucesso no e-commerce sejam as más práticas e o desleixo.
- Não ter metas a seguir;
- Deixar de lado as métricas;
- Não adaptar o site à tendência (dispositivos móveis);
- Não levar em conta as opiniões dos clientes.
Podem ser erros que implicam no fracasso de um e-commerce, porém ter uma boa estratégia de marketing e estar atento ao dia-a-dia da operação podem ser fatores chave de sucesso na sua loja virtual.
Com mais de 20 anos nesse mercado, apresento os principais fatores de sucesso no comércio eletrônico.
É necessário ter tudo bem amarrado antes de iniciar um e-commerce na Internet.
É verdade que uma loja online pode ter uma abordagem diferente, talvez facilidades em oposição a uma loja física: esqueça o pagamento do aluguel de um espaço para poder operar; as despesas dos recursos (luz, água, etc.) também ficam de lado.
Mas como dito acima, pode parecer à primeira vista que o mundo online é fácil.
E infelizmente é um dos erros mais típicos; é exatamente o contrário: algumas preocupações desaparecem enquanto outros aparecem: despesas de hospedagem online, suporte e aluguel da plataforma de e-commerce, ferramentas e soluções de marketing, ferramentas para aumento de conversão, etc.
Portanto, para administrar com sucesso um e-commerce é necessário seguir algumas boas práticas para que você não tenha sustos em sua gestão.
Otimizar sua loja virtual para acesso mobile
Hoje, o tráfego da web móvel é importante. De acordo com a Conversion 67% dos acessos ao e-commerce brasileiro são via mobile.
Portanto, um dos fatores críticos de sucesso no e-commerce é dar atenção especial à otimização do e-commerce para o tráfego mobile.
Os usuários devem poder navegar sem problemas em qualquer dispositivo (celular, tablet, computador etc.).
Todas as abas ou seções devem ser acessíveis, as opções de pagamento devem ser fáceis de clicar e tocar, as descrições e imagens devem ser exibidas corretamente, etc.
Estoque priorizar a qualidade e não somente na quantidade
Ter mais não é sinônimo de qualidade. Uma das possíveis chaves para que seu e-commerce cresça de forma saudável, é importante priorizar a qualidade no estoque e não somente na quantidade.
Ou seja: que os artigos que são oferecidos podem ser diferenciados da concorrência e a qualidade pode ser apreciada nos materiais.
Aumente o tráfego do seu e-commerce de forma sustentável
É verdade que a notoriedade na Internet é o mais importante e uma das chaves para o negócio alcançar o sucesso em um mercado em expansão, a diferenciação é a chave.
Por isso, você deve apostar em conseguir um tráfego sustentável: seja constante e nunca faça campanhas apenas em datas sazonais, e deixe de lado as promoções em seu e-commerce. Essa prática não joga a favor do posicionamento nas buscas.
Construir uma reputação sólida baseada no serviço
Quando um cliente aposta numa loja virtual ou num site de referência, o que mais valoriza é que o serviço prestado esteja à altura das expectativas.
Por isso, um dos fatores que devem ser sempre levados em consideração é que o serviço prestado é o melhor que pode ser oferecido.
Dessa forma, além de fazer com que os clientes façam uso do “boca a boca”, também será possível construir uma reputação sólida no mercado.
Garantir a máxima segurança para seus compradores
Além de fornecer o melhor serviço possível, construir uma boa reputação na Internet é muito importante.
Mas um dos fatores críticos de sucesso no e-commerce é a segurança oferecida aos compradores. Os clientes não querem ver seus dados pessoais ou financeiros comprometidos.
Portanto, oferecer garantias máximas nesse sentido também é importante.
A melhor solução é contratar e instalar um certificado SSL, certificado que garante a criptografia dos dados coletados durante todo o processo de compra: dados pessoais e dados bancários.
Aposte sempre em uma plataforma de e-commerce que realmente entenda o seu negócio.
As plataformas de e-commerce estão sempre em constante desenvolvimento e com melhorias contínuas. Opte por plataformas que entendam seu negócio e que esteja sempre atualizada com as novidades tecnológicas do mercado.
Também podendo oferecer melhorias nos serviços de compras aos clientes: novas formas de pagamento, melhor integração com versões mobile ou novos recursos interessantes que trazem qualidade ao e-commerce.
Resumindo, criar um negócio online é fácil, mas o fato dele durar não é tão simples assim.
No entanto, basta seguir alguns passos simples e colocá-los em prática com rigor: criar confiança no cliente, fornecer um site seguro; criar uma boa reputação online prestando o melhor serviço possível, além de oferecer um produto de qualidade e deixar a quantidade em segundo plano.
Este último sempre será melhor colocado em prática quando o comércio eletrônico crescer e os números fornecerem segurança de investimento.