Coronavírus, que turbilhão isso tem sido. Apenas duas semanas atrás, a vida e os negócios estavam avançando, agora a pandemia de coronavírus COVID-19 mudou tudo. Por conta disso toda a rotina de trabalho ficou alterada, parece que estou trabalhado mais em casa do que no escritório, e precisamos evitar que isso tenha um impacto mental e físico.
Por isso vou descrever estão cinco maneiras que adotei para ajustar ao nosso “novo normal” e como gerencio o equilíbrio entre vida profissional e trabalho enquanto trabalho em casa:
1. Desenvolva uma rotina
É muito importante tentar manter um cronograma e uma rotina ao trabalhar em casa. Planeje seu tempo por um ou dois dias e, se achar que está funcionando, estenda-o para toda semana de trabalho. Se você precisar fazer alguns ajustes, faça. Depois de encontrar a programação certa que funciona para você, o gerenciamento do seu tempo será um pouco mais fácil.
2. Evite propositadamente idas frequentes à cozinha.
Quando você está trabalhando em casa, é muito fácil cair inconscientemente na armadilha de levantar-se para esticar as pernas e de repente você está na geladeira novamente. Certifique-se de nem sempre entrar na cozinha a cada intervalo para evitar comer demais enquanto trabalha em casa. Acho que, se planejo minhas refeições todos os dias e penso no que quero comer no café da manhã, almoço e jantar, é menos provável que eu vá à cozinha lanchar.
3. Não almoce na sua mesa ou espaço de trabalho.
É muito fácil pegar o almoço e voltar ao trabalho sem se dar alguns minutos para recarregar. coma sempre na sua mesa de refeições, isso ajudará a evitar desgaste e aumentará sua produtividade.
4. Desconecte por pelo menos algumas horas à noite.
É tão tentador ficar conectado e sempre permanecer “no trabalho” quando você trabalha em casa. Você deve dedicar algum tempo para desconectar à noite. Tenha tempo para a família, faça um jantar ininterrupto, ouça música, faça exercícios ou faça algo, qualquer coisa que você goste. Isso ajudará você a se manter atualizado e focado quando voltar ao trabalho.
5. Distanciamento social não significa uma quarentena no suporte emocional.
Durante esse período, é importante manter contato com amigos e familiares. Entre em contato com quem você gosta por meio de videochamadas e ligações telefônicas e veja como elas estão. Permanecer conectado e engajado fará com que todos se sintam um pouco menos solitários e mais cuidados durante esse período difícil. E você vai se sentir melhor também.
Por fim, embora as coisas certamente tenham mudado, isso não significa que você ainda não encontre esse equilíbrio entre vida profissional e trabalho quando estiver trabalhando em casa. Espero que você e sua família fiquem a salvo e, como disse anteriormente, estamos juntos nisso.