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Qual é a proposta de valor do seu E-commerce

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A proposta de valor de uma empresa de e-commerce é a razão para que os consumidores compram seus produtos ou serviços, como um lojista, os produtos ou serviços que você vende são um componente chave da sua proposta de valor, é mais do que apenas os produtos e serviços, outros elementos se destacam como estratégia de preços, promoções, descontos, pontos de recompensa, frete, serviços ao cliente, conteúdo dos produtos, disponibilidade, conhecimento e capacidade técnica do setor e muitos outros fatores.

Vamos examinar alguns destes elementos e avaliar, como eles se combinam para formar a sua posição de valor.

A escolha de produtos e estratégia de preços.

O elemento mais importante da sua estratégia de produto é de se certificar que o produto que você vai comercializar, atinge às necessidades do seu público-alvo. Se você vende acessórios de moda por exemplo, para um público jovem então, o seu público-alvo é de 18 a 25 anos, do sexo feminino, você pode escolher produtos, com tendências no qual celebridades estão utilizando e se seus clientes são sensíveis ao preço você pode vender marcas genéricas ou itens de marca própria com menor valor competitivo.

No caso de o seu público ser de 40 a 55 anos, profissional, que tem uma renda de mais de R$80.000,00 por ano, seus produtos podem ser mais conservadores, exclusivos, com estilo usado por clientes com poder aquisitivo maior e o valor do seu produto pode ter um valor competitivo no mercado pois este cliente está menos sensível ao preço.

Depois de selecionar o mix de produtos do seu e-commerce, para atender a necessidade dos consumidores, não se esqueça de pesquisar seus concorrentes, como se apresentam para o mercado, como é o seu formato de mídia, quais canais estão atuando, observe os produtos que estão vendendo, descrições dos produtos, fotos e faça às seguintes perguntas:

Os produtos têm preços baixos?

Oferecem a mais ampla seleção de um determinado produto?

Você pode diminuir o preço do seu produto em relação ao seu concorrente? 

Depois de selecionado seus produtos, é necessário avaliar alguns fatores de impacto na decisão da compra, verifique sua loja, se você está vendendo produtos caros para consumidores sensíveis a moda, você pode querer um tema artístico, elegante, com um rico conteúdo.

Se o preço não é um fator de compra, pode ser a parte menos importante da sua oferta. Por outro lado se você está vendendo mercadorias onde a procura de compra tem um volume expressivo, você pode querer destacar o seu preço e facilidades de pagamento, em ambos os casos, o seu e-commerce deve corresponder às necessidades do seu público-alvo.

Outro ponto de uma proposta de valor para os produtos são os componentes eletrônicos, como equipamentos de áudio, os consumidores provavelmente querem informações detalhadas, a partir de especificações técnicas, imagens detalhadas e de comentários.

Se o seu produto e sua loja virtual atender as necessidades do seu consumidor, ainda existem outros fatores que impactam a sua proposta de valor.

  • Frete grátisVocê oferecem frete grátis? Se os seus concorrentes fazem e você não fizer isso, você pode estar em desvantagem se as suas estratégias de preços são semelhantes.
  • Reembolso –  Qual é a sua política de troca e devolução? Vocês cobram uma taxa? Oferece frete no retorno?
  • RecompensaVocê oferece recompensas do cliente? Lojas oferecem cada vez mais pontos de recompensa. Alguns oferecem cupons de desconto para compras futuras, uma das  estratégias  que incentivam a fidelidade do cliente.
  • A disponibilidade dos produtos –  Seus produtos geralmente está com estoque? Se não, um cliente pode ainda fazer um pedido? Pode ser frustrante para fazer um pedido, apenas para descobrir mais tarde que o item está fora de estoque. Isso vai ter impacto na sua satisfação do cliente e fidelização de clientes.
  • Atendimento ao cliente –  Seu cliente tem dúvidas? Você tem um telefone exclusivo para a loja virtual? Possui chat online ou um sistema para abrir um chamado? Pode afetar as decisões de compra se os usuários não resolverem seus problemas ou obter suporte ao produto de forma imediata.
  • Confiança e autenticidade Sua loja é confiável? Você tem opiniões e depoimentos em seu site? Seu site é seguro? Os clientes podem ter a certeza de que você não vai comprometer seus dados ou compartilhar seu e-mail? Todos esses fatores afetam as decisões de compra.

Em última análise, se a sua proposta de valor é baseado na oferta de “preços mais baixos todos os dias”, “maior seleção do planeta”, ou simplesmente “garantindo a sua satisfação em cada compra,” é importante ter uma informação clara, na comunicação com seu consumidor. Não há proposta de valor certa ou errada, mas é sua responsabilidade garantir que tudo corresponda com outros elementos em seu modelo de negócio.

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Elvis Gomes

Consultor em E-commerce. CEO da Painel10 Consultoria E-commerce. Especialista em e-commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado digital atuando com consultoria, SEO e SEM, Usabilidade, estratégia em Marketing para Pequenas, Médias e Grandes empresas

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