Avalie tendências de mercado, analise o comportamento do público-alvo e identifique nichos com alta demanda e baixa concorrência.
Este guia de e-commerce lhe dará um roteiro para escolher os melhores produtos para você vender online.
Existem quatro tipos principais de produtos que as lojas virtuais vendem:
A grande vantagem das tecnologias de comércio eletrônico de hoje é que você pode vender com eficácia qualquer uma delas ou até mesmo todas ao mesmo tempo.
Mas isso não é tudo; além do que está em sua oferta, você também deve decidir sobre seu modelo de atendimento . Como uma empresa de comércio eletrônico, você pode:
É onde os produtos que você vende ficam confortavelmente armazenados, gerenciados por você. Também é você quem é responsável pelo envio dos produtos aos clientes.
(Não é tão relevante quando se fala em produtos digitais.)
É onde o fabricante lida com o processo de atendimento do início ao fim (tudo o que você diz a eles são as informações do cliente e o produto a ser enviado). Este é um ótimo modelo para produtos de impressão sob demanda, como camisetas.
Em alguns casos, administrar uma loja de dropshipping pode não ser possível, especialmente se você for vender produtos feitos por você ou se não houver fornecedores de dropshipping no nicho.
ipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Por último, defina onde você vai vender:
O que foi dito pode parecer muito para se pensar quando você está apenas descobrindo como abrir uma loja virtual e lutando com suas ideias iniciais. Mas você não precisa fazer muito neste momento. Apenas anote quais são suas preferências e use essas notas como referência ao tomar decisões futuras.
"Para iniciar uma loja virtual o que você precisa pensar em fazer: oferecem produtos físicos e digitais manter o próprio inventário, vender varejo, enviar mercadorias físicas em todo o país; oferecer produtos digitais internacionalmente"
A próxima etapa é encontrar pessoas que comprem de você – ou seja, vamos encontrar um nicho:
Um “nicho” é simplesmente seu lugar em um mercado maior.
Ou, outra forma de dizer isso, um nicho é um grupo definido de clientes-alvo que estão dispostos a comprar o que você está vendendo.
Basicamente, nicho = pessoas dispostas a comprar determinada coisa.
Isso nos leva ao erro mais comum que as pessoas cometem quando começam um negócio de comércio eletrônico do zero: pensar que encontraram um nicho inexplorado.
Desculpe ter que dizer isso a você, mas não existem nichos inexplorados.
Se você não pode validar um nicho em potencial por meio de pesquisas, não deve correr o risco de entrar nele e esperar bons retornos.
Ao procurar seu nicho, pense primeiro nas pessoas . Em outras palavras, vamos encontrar pessoas interessadas em comprar de você .
Veja como fazer isso:
Você provavelmente tem uma ideia geral de que tipo de mercado deseja abordar e o que deseja vender – muito poucas pessoas partem do zero ao Abrir uma Loja Virtual.
A chave agora é restringir sua base de clientes ideal e, então, entender suas necessidades.
Felizmente, vivendo o ano de 2021, temos à disposição múltiplas ferramentas modernas, que vão facilitar a pesquisa.
Uma ferramenta que recomendo é chamada Keyword Planner do Google. É uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, o que significa que se você fornecer um termo semelhante ou palavra-chave, ela irá sugerir palavras-chave relacionadas e mostrar com que frequência cada uma dessas palavras-chave relacionadas é pesquisada.
Outra ferramenta importante é o Google Trends, ajuda a ver a popularidade relativa de palavras-chave, fornece dados valiosos sobre variações regionais e é uma ótima fonte para avaliar a sazonalidade e as tendências das alterações no volume do mecanismo de pesquisa para palavras-chave específicas ao longo do tempo.
Esses dados são valiosos porque ajudam a evitar de seguir uma tendência que já passou e permitirem que você tenha os dados sobre os assuntos mais atuais do momento.
"Você pode seguir o mesmo processo e encontrar seu próprio nicho restringindo a partir de uma palavra-chave semente e indo cada vez mais fundo em nichos relacionados. Depois de encontrar um nicho que tenha outras empresas voltadas para ele e pareça algo que pode funcionar para você, prossiga para a próxima etapa da pesquisa."
Até agora, cobrimos como encontrar seu nicho e fazemos um brainstorming geral sobre o que vender. Agora, vamos restringir os produtos exatos que você pode oferecer com base em seu potencial de vendas no nicho.
A chave para tudo isso é entender seus clientes , suas necessidades e desejos. Em outras palavras, você deseja descobrir o que faz seus clientes comprarem e que tipo de coisas eles provavelmente comprarão.
A competição valida o mercado e garante que há dinheiro a ser feito no nicho.
O que você deve fazer agora é saber quem são esses concorrentes e o que você pode aprender com eles.
Este é o modelo do que você pode fazer:
Isso tudo pode parecer estranho no início, então provavelmente devo esclarecer uma coisa. O objetivo aqui não é pegar carona em seus concorrentes e fazer exatamente o que eles estão fazendo. Em vez disso, você aproveitará as vantagens do trabalho que eles fizeram para construir seus negócios e tentará integrar algumas de suas boas práticas ao seu negócio.
A melhor maneira de identificar seus concorrentes, se você ainda não os conhece, é voltar à pesquisa de palavras-chave.
Ao pesquisar as palavras-chave de seu nicho, você provavelmente se deparou com marcas classificadas em alguns dos primeiros lugares. Acesse esses sites novamente e veja o que eles estão fazendo.
"Você também pode obter uma lista semelhante de concorrentes em seu nicho. O que você deve fazer agora é ir a cada um dos concorrentes e anotar as coisas que listei acima. Aqui estão algumas ferramentas adicionais que você pode usar, que lhe darão bons insights sobre os sites de seus concorrentes:"
Cada uma dessas ferramentas retornará um relatório sobre o site do seu concorrente com coisas como palavras-chave principais, conteúdo principal, métricas de mídia social, melhores páginas, dados demográficos do público, produtos mais vendidos e muito mais.
SEMrush e SiteProfiler fornecem até mesmo uma lista dos principais concorrentes do site que você está procurando. Essa é outra maneira de identificar mais sites e empresas em seu nicho.
O próximo estágio de sua pesquisa será descobrir o que vende melhor no nicho e considerar a oferta de produtos (ou serviços) semelhantes.
Novamente, por favor, não entenda errado. Não se trata de replicar seus concorrentes e tentar superá-los em seu jogo. Trata-se de compreender o que está acontecendo no nicho e os tipos de produtos que seus clientes apreciam. É assim que você encontra ideias de produtos que provavelmente já terão boa repercussão em sua base de clientes.
Para começar, novamente, visite os sites de seus concorrentes e examine suas listas de produtos mais vendidos (a maioria das lojas de comércio eletrônico tem essas).
Além disso, você pode usar Ubersuggest, SEMrush e SiteProfiler para descobrir as páginas mais populares de seus concorrentes, que muitas vezes se traduzem em produtos mais vendidos.
Faça anotações e pense em como você pode adaptar o que está vendo à sua estratégia de negócios.
Mais um lugar onde você pode ir é a mídia social.
O objetivo aqui é encontrar grupos e páginas relevantes que sua base de clientes segue. Junte-se aos mesmos grupos e passe alguns dias lá, prestando atenção no que está acontecendo.
Veja as discussões nas quais as pessoas estão se envolvendo, os produtos sobre os quais falam, os tipos de postagens com as quais elas se envolvem mais e assim por diante.
O objetivo é entender quais são os desejos reais da sua base de clientes e o quão engajados eles estão com o tipo de coisa que você deseja vender
Mercado Livre, Amazon, AliExpress, BangGood e outros mercados têm seções de produtos mais vendidos em cada nicho. Pesquise essas seções e veja se há algo que você possa oferecer também.
No final de toda esta fase de pesquisa, você deve ter uma lista de produtos ou serviços que deseja oferecer.
O desenvolvimento desses produtos pode levar qualquer quantidade de tempo. Se você for fazer dropshipping, basicamente terá os produtos disponíveis na ponta dos dedos imediatamente. Criar seus próprios produtos pode levar mais tempo, mas pelo menos agora você sabe o que tem mais probabilidade de vender.
"Priorize produtos que resolvam problemas, despertem desejo ou tenham apelo emocional. Certifique-se de que os custos de produção, armazenamento e envio sejam viáveis e que sua margem de lucro seja competitiva. Por fim, escolha algo que você conheça e que esteja alinhado com seus valores e objetivos, para construir uma marca autêntica e de impacto."
Com os guias da Painel10, você tem acesso às ferramentas e ao conhecimento que precisa para alcançar seus objetivos no comércio eletrônico. Entre em contato para mais informações ou consultoria personalizada!
© 2025 Painel10 Consultoria E-commerce – Todos os direitos reservados