Este guia foi elaborado com detalhes para todos aqueles que querem conhecer mais sobre e-commerce e suas operações.
Embora o comércio eletrônico envolva apenas as transações de bens e serviços, o modelo de negócios do comércio eletrônico lida com todos os aspectos de um negócio online, que incluem a venda:
Qualquer empresa com presença online e que se enquadre em uma ou mais das categorias acima mencionadas. Dá uma ideia do tipo de serviço / produto que você oferece ao seu cliente.
Explicando:
Bens físicos – se você vende e envia produtos reais tangíveis para seus clientes que podem tocar e sentir assim que recebem seu produto, isso é um bem físico. Por exemplo, uma garrafa de água, brinquedos para bebês, etc.
Produtos digitais – um produto digital, por outro lado, não é um produto físico real. Em geral, se o seu cliente comprou um produto digital de você, ele não receberá seus pacotes. Mas, eles podem baixar o arquivo digital que você vendeu.
eBooks, software, arquivos de áudio e vídeo estão nesta categoria.
Serviços – as empresas online podem fornecer serviços pessoais ou digitais aos clientes. Isso inclui o fornecimento de serviço de treinamento, serviço de conserto de computador ou serviço de design de interiores. Qualquer modelo de operação de e-commerce que forneça serviços em vez de produtos se enquadra nesta categoria. Esses serviços podem variar de dias a anos, dependendo da linha de negócios.
Você sabia que as empresas de comércio eletrônico podem lucrar com o marketing de afiliados? O dinheiro ganho desta forma é chamado de comissão que é obtida através de links afiliados que aceitam pagá-los com o dinheiro que ganham com uma venda.
Para quem não sabe o que é afiliado? Aqui está a resposta.
O marketing de afiliados é uma forma popular de impulsionar as vendas e gerar receitas online. É uma solução ganha-ganha para a empresa e seu parceiro afiliado.
A Transferência Eletrônica de Fundos (EFT) e o Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDT) foram as únicas fontes para os usuários iniciarem transações e trocarem dados de negócios online. Quando se trata da história do comércio eletrônico, ela remonta a 1969, a CompuServe, a primeira grande empresa de comércio eletrônico fundada por Jeffrey Wilkins e o Dr. John R. Goltz. Esta empresa foi construída usando uma conexão dial-up. No entanto, o eCommerce explorou toda a sua extensão após 1991, quando a Internet estava disponível para uso comercial.
Aqui está a linha do tempo dos principais eventos do e-commerce mundial
O crescimento do e-commerce no mundo inclusive no Brasil disparou nos últimos tempos, especialmente os segmentos de roupas e beleza estão vendo um crescimento de dois dígitos constantemente. Essa tendência não está fadada a desacelerar, como mostram as estatísticas abaixo:
De compras online, realizadas nos primeiros 3 meses de 2021
Em faturamento nos primeiros 3 meses de 2021
No valor do ticket médio em comparação com o mesmo período de 2020
À medida que avançamos para a próxima década, as empresas vão abraçar novas mudanças e se preparar para as últimas tendências de comércio eletrônico que ocorrem no cenário de negócios. À medida que a digitalização atinge todos os cantos do mundo, as marcas e os vendedores precisam ser ágeis e adaptáveis para ter sucesso online.
Atualmente, o e-commerce está transformando em grande medida a experiência de compra tradicional. A linha entre o comércio físico e o digital está ficando confusa. Hoje, clientes, empresas e países estão conectados para negócios, educação, trabalho e entretenimento. O e-commerce se tornou parte do dia a dia. Mas por que isso está acontecendo? E como o comércio eletrônico está ganhando mais destaque recentemente?
À medida que avançamos para a próxima década, as empresas vão abraçar novas mudanças e se preparar para as últimas tendências de comércio eletrônico que ocorrem no cenário de negócios. À medida que a digitalização atinge todos os cantos do mundo, as marcas e os vendedores precisam ser ágeis e adaptáveis para ter sucesso online.
Atualmente, o e-commerce está transformando em grande medida a experiência de compra tradicional. A linha entre o comércio físico e o digital está ficando confusa. Hoje, clientes, empresas e países estão conectados para negócios, educação, trabalho e entretenimento. O comércio eletrônico se tornou parte do dia a dia. Mas por que isso está acontecendo? E como o comércio eletrônico está ganhando mais destaque recentemente?
Acontece que administrar um negócio de comércio eletrônico é menos caro do que as lojas tradicionais. Ao contrário do tijolo e argamassa, você não precisa se preocupar em manter suas lojas tradicionais. Necessidades como eletricidade e outras contas de serviços públicos, aluguel de lojas, equipamentos e decoração de quartos são eliminadas em um negócio de comércio eletrônico. Por outro lado, você precisa de um site e banco de dados para administrar seu negócio de comércio eletrônico, o que pode ser bem administrado com um pequeno capital.
A mídia impressa e a propaganda na televisão não são muito eficazes e são conhecidas por serem caras quando comparadas à mídia online. Vender onde seus clientes existem é a nova tendência. Como os usuários online estão crescendo a cada dia, a publicidade online provou ser uma forma eficaz de vender e comercializar seus produtos e serviços. Além disso, o ROI da publicidade online é definitivamente maior do que a publicidade tradicional. Além disso, é fácil rastrear seus gastos com publicidade e alinhá-los com suas metas e orçamento de PPC.
Hoje, você / sua empresa podem existir em um país e vender seus produtos para outro país diferente usando um site de comércio eletrônico.
Se você deseja que sua empresa atinja um público mais amplo, entrar na Internet é a escolha certa. Obviamente, a venda online não é mais considerada uma estratégia de negócios, mas sim uma necessidade para as empresas. Além disso, em algum momento, você deseja expandir seus negócios. Abrir um tijolo e argamassa precisa considerar vários fatores, como a localização de sua loja, alcance do cliente e localização de estoque, etc. Por outro lado, um site de comércio eletrônico atenderá a vários segmentos de mercado e aumentará suas vendas. Isso reduz custos significativos. Tudo o que você precisa fazer é criar um plano de marketing definitivo para aumentar o alcance de seu produto / serviço.
Com base na receita, temos:
No modelo de atacado e armazenamento, você compra itens a granel e os armazena em seu depósito. Nesse modelo, as empresas / empreendedores vendem produtos em grandes volumes. Em geral, as empresas B2B usam esse modelo. A vantagem básica desse modelo de atacado é que você obtém produtos por um preço mais barato na medida em que os compra a granel. Além disso, suas margens de lucro são altas neste caso.
No modelo de envio direto, você vende itens que são fabricados, preenchidos e enviados por outros vendedores ou empresas. Nesse caso, você estabelece uma relação comercial entre um atacadista ou varejista que estocou itens que podem vender produtos de sua escolha. Você colocará esses produtos em seu site de comércio eletrônico e os venderá online enquanto seu atacadista ou varejista cuida do atendimento do pedido.
Na etiqueta branca, você não está fabricando o produto que vende. Porém, você obtém um empreiteiro licenciado que permite que o produto seja vendido com a sua marca. Nesse caso, você está importando os produtos. Você precisa controlar o processo de envio e atendimento. Você também precisa rastrear e manter a qualidade do produto, o que pode ser difícil neste caso. Embora seja um trabalho adicional, você desfruta das vantagens de margens de lucro mais altas.
O modelo de assinatura de comércio eletrônico permite que uma empresa forneça serviços (geralmente) ao usuário final em uma base regular para pagamentos regulares ou taxas. Este modelo não é novo. Empresas que atuam nas áreas de moda, alimentação e entretenimento estão adotando modelos de assinatura em suas operações.
Todos os tipos de modelos de negócios de comércio eletrônico estão prosperando nos dias atuais. Ficamos entusiasmados em saber como o setor de comércio eletrônico está progredindo rapidamente. Mas, você precisa saber os fundamentos para obter mais lucros com isso.
Uma pesquisa cuidadosa dos modelos de negócios e produtos disponíveis fornecerá o conhecimento necessário sobre o setor de comércio eletrônico. Antes de se aprofundar mais, familiarize-se com os modelos de negócios de comércio eletrônico populares no mercado e identifique aquele que se adapta ao seu negócio e produtos.
Qual modelo de negócios de comércio eletrônico se adapta melhor a você?
Em um modelo de comércio eletrônico B2B, sua empresa vende produtos / serviços para outra empresa. Você encontrará empresas de software, fornecedores ou fabricantes que vendem produtos para revendedores, fornecedores de escritórios e escolas que vendem para escolas e instituições que se enquadram nesta categoria.
Ambiente estável – Quando comparado a outras estratégias de negócios de comércio eletrônico, os modelos de comércio eletrônico B2B são mais estáveis. Uma empresa B2B de sucesso crescerá de forma constante e adotará diversos cenários de mercado. Desta forma, o B2B terá mais sucesso e poderá ampliar sua presença e oportunidades online .
Melhores vendas – a abordagem colaborativa para com os clientes aumentará a lealdade do cliente. Esses modelos funcionam com uma cadeia de suprimentos robusta e aprimorada que facilita a exibição do portfólio de produtos e as oportunidades de upsell e vendas cruzadas. Isso, por sua vez, impulsionará as vendas gerais do produto. Clique e Veja como sua equipe de vendas e representantes adotem o e-commerce.
Baixo custo – esses modelos de B2B on-line têm estruturas organizadas. Na maioria desses modelos, o trabalho é automatizado, resultando em menos erros funcionais e operacionais que, por sua vez, reduzem os custos de gerenciamento.
Processo centrado em dados – Graças ao Industry 4.0, a maioria das empresas hoje está adotando a automação em suas operações. Os processos são construídos com dados factuais e seguem uma abordagem baseada em dados integrada.
Os modelos de comércio eletrônico B2C vendem para o usuário final que é um cliente. Este é o modelo de negócios mais comum no espaço de comércio eletrônico. Um modelo B2C pode incluir a venda de produtos e serviços também. Esses modelos são modelos tradicionais de varejo em que as empresas vendem diretamente para clientes individuais.
Vamos dar uma olhada nos riscos e benefícios do modelo de e-commerce B2C em detalhes.
Venda Internacional – A melhor parte desse modelo é que você pode sentar em casa e vender para seus clientes do outro lado do mundo. Essa oportunidade ajudará os negócios a crescerem mais rapidamente.
Custos indiretos baixos – os modelos B2C são populares entre o tijolo e argamassa. Ao introduzir o comércio eletrônico neste modelo, os custos de manutenção e gerenciamento serão reduzidos. Manter um site de comércio eletrônico é mais econômico do que manter uma loja física.
Vantagem das ferramentas analíticas – uma das vantagens de manter uma loja de comércio eletrônico é a facilidade de rastrear as métricas. No modelo de comércio eletrônico B2C, é mais fácil analisar as métricas do cliente. Usando ferramentas analíticas como o Google Analytics, você pode rastrear as métricas do cliente e analisar o comportamento do comprador com base em padrões de compra, dados demográficos e categorias de produtos. Isso ajuda você a encontrar a melhor estratégia de marketing de comércio eletrônico que se adapta ao seu negócio.
Ao contrário do marketing tradicional, o marketing online é fácil de controlar e controlar os resultados. O rastreamento de métricas importantes, como taxa de cliques, taxa de conversão, impressões e cliques, dará a você uma visão do desempenho do produto. Conforme os aplicativos de IA são revelados, as empresas estão mais inclinadas a ambientes centrados no cliente. Com esses aplicativos, você tem uma vantagem para conquistar mais clientes em potencial a longo prazo.
No modelo de comércio eletrônico de consumidor para consumidor, os consumidores entram em contato uns com os outros onde as pessoas vendem bens ou serviços umas às outras. Esses produtos podem ser celulares, carros, bicicletas e computadores.
Embora o e-commerce C2C simplifique a maneira como vendemos e compramos produtos e serviços, os riscos de fraude envolvidos são altos. Isso também não pode ser ignorado.
© 2025 Painel10 Consultoria E-commerce – Todos os direitos reservados