Enfrentar o desconhecido e enfrentar desafios imprevisíveis é a história de todos os negócios. Através de bons e maus momentos, encontrar soluções para os imprevistos é uma escalada diária.
Agora, com uma possível sobrecarga iminente de pandemia, os varejistas estão tentando equilibrar os aumentos de demanda em relação a escassez de suprimentos, enquanto empresas de todo o mundo cancelam eventos e tentam instituir proteções proativas para seus funcionários.
Coronavírus COVID-19: o que sabemos
Até o momento deste post, havia 174.295 casos do novo coronavírus em todo o mundo, com mais de 200 confirmados no Brasil.
Quando o surto de coronavírus surgiu em Wuhan, província de Hubei, as autoridades chinesas afirmaram que ele estava localizado, embora em uma área com uma grande população e muitas fábricas. Então o vírus se espalhou para outras áreas da China.
O governo estendeu o feriado de Ano Novo em 25 de janeiro por três dias e agora impôs restrições de viagem a cerca de 60 milhões de pessoas.
Em todo o país, as autoridades instruíram os residentes a ficar em casa e evitar locais públicos. Os moradores assustados estocavam alimentos, papel higiênico e desinfetante, levando à escassez.
Muitos analistas pensaram que as compras on-line de mercadorias na China por pessoas presas em casa aliviaram o problema e criaram benefícios para o comércio eletrônico. Mas isso não ocorreu devido à dificuldade de entrega dos pedidos.
O transporte se tornou um ponto de estrangulamento. Os itens que já foram produzidos, ou que foram encomendados ou estão sendo encomendados, dificilmente chegarão a tempo.
Alguns varejistas que confiam nos fabricantes chineses estão fornecendo orientações que prevem grandes reduções nas vendas e nos lucros porque os produtos não estão sendo produzidos. E os varejistas da Europa, Canadá e Estados Unidos, que dependem de turistas chineses para vendas, estão sofrendo com a redução das viagens.
As plataformas de comércio eletrônico chinesas, estão contratando milhares de trabalhadores temporários, já que as restrições impostas pelo governo aumentaram a demanda do consumidor por serviços de entrega de compras on-line.
Agora é hora de escolhas prudentes e ousadas diante da incerteza.
É muito cedo para prever o impacto total desta crise em nossas vidas diárias e nas operações de nossos negócios. Enquanto especialistas lutam pela preparação contra a paranóia, o excesso de sinais conflitantes prepara o cenário para um problema.
Você precisa tomar decisões importantes praticamente sem informações.
Vimos a China praticamente isolar um país de 1,4 bilhão de pessoas. Agora estamos vendo o mesmo acontecer na Itália. No nível local do seu próprio negócio, a atitude prudente é aprovar proteções ousadas agora, antes da crise.
O planejamento do senso comum acrescenta calma, segurança e eficiência.
Obviamente, a natureza do seu negócio em particular ditará sua estratégia. Por exemplo, ao administrar um hotel ou uma companhia aérea, você teria diferentes matrizes de decisão que os profissionais e empresas de comércio eletrônico.
Para os trabalhadores: A saúde física e emocional de sua equipe é a prioridade. Use tecnologia, ferramentas e bom senso para minimizar o contato físico, ao mesmo tempo em que é comunicativo e disponível para resolver quaisquer preocupações.
Permita que o maior número possível de funcionários participe remotamente com diversas ferramentas como:
Reuniões
Zomm: https://www.zoom.com.br
Loom: https://www.loom.com/
Appear: appear.in
Skype: https://www.skype.com/pt-br/
Join me:
Cisco Webex: https://www.webex.com.br/
GotoMeeting:
BlueJeans: https://www.bluejeans.com/
Google Meet: https://meet.google.com/
Mensagens
Gmail: https://gmail.com/
Outlook: https://outlook.live.com/
Apple: https://www.apple.com/
Discos virtuais
Google Drive: https://www.google.com/intl/pt-br/drive/about.html
Dropbox: https://www.dropbox.com/
OneDrive: https://onedrive.live.com/
NextCloud:https://nextcloud.com/
Documentos
Suite: https://gsuite.google.com/
Office 365: https://products.office.com/
Notion: https://www.notion.so/
Slite: https://slite.com/
GitBook: https://www.gitbook.com/
Confluence: https://www.atlassian.com/
Prezi: https://prezi.com/pt/
Produtividade
Trello: https://trello.com/
Jira: https://www.atlassian.com/
Smartsheet: https://www.smartsheet.com/
RedBooth: https://redbooth.com/
ZohoProjects: https://www.zoho.com/
Anotações
Google Keep: https://www.google.com.br/keep/
Microsoft To Do:
Apple Notas: https://www.icloud.com/notes
Calendários
Google Calendar: https://gsuite.google.com/
Outlook Calendar: https://office.live.com/
Apple Calendar: https://www.icloud.com/calendar
Diagramas e Fluxogramas
Draw.Io: https://app.diagrams.net/
Lucidchart: https://www.lucidchart.com/
FeatureMap:
CardBoard: https://arvr.google.com/cardboard/
Design e prototipagem
Figma: https://www.figma.com/
Invision: https://www.invisionapp.com/
Zeplin: https://zeplin.io/
Colaborativo
Miro: https://miro.com/
Slack: https://slack.com/intl/pt-br/
Sketch: https://www.sketch.com/
Explain Everything: https://explaineverything.com/
Group Map: https://www.groupmap.com/
Felizmente, muitas pessoas podem trabalhar remotamente,você precisa ajustar as metas de maneira flexível. Felizmente, sua empresa se tornará mais flexível após a crise, como resultado de trabalhar em direção a novas soluções de onde estamos agora.
Para seus produtos: Conhecimento é poder, certifique-se de entender toda a sua cadeia de suprimentos. Saiba de onde vem o seu produto, seja ativo em encomendar seus produtos para que você tenha um estoque que garanta a operação da sua loja virtual, não espere isso vir do seu fornecedor.
Espere que seus fornecedores, armazéns, equipe terceirizada, prestadores de serviços externos e todos que interagem com seus produtos ao longo do caminho estejam enfrentando atrasos e contratempos em cascata.
Para seus clientes: ser honesto e claro sobre o motivo de você estar com um déficit de estoque, por exemplo, estabelecerá confiança no momento em que todos mais precisamos dele.
Faça o melhor para o seu cliente
Não seja oportunista, não caia na ilusão de aproveitar o momento e colar os preços de seus produtos nas alturas. Infelizmente muitas pessoas aproveitam, como estamos vendo produtos como álcool e gel e máscaras com 400% de aumento em grandes marketplace, seja honesto nos preços e na qualidade.
O Brasil está tomando medidas para evitar a transmissão, evitando aglomeração de pessoas, e com isso teremos um grande aumento de pedidos de produtos e serviços online, agora é a vez de mostrar a real eficiência do e-commerce em benefício do consumidor.
Tudo vai passar
Acredito firmemente que nosso mundo voltará ao normal a longo prazo. A curto prazo, você precisa ser cauteloso e pode precisar adaptar seus processos.
Coletivamente, tomemos isso como uma oportunidade para nos tornarmos pessoas melhores. Preocupe-se com seus colegas de trabalho. Ajude seus clientes a encontrar calma e confiança. Seja um farol de positividade e esperança quando os outros não puderem.
Abraços Elvis Gomes – Painel10 Consultoria E-commerce